Prevenção do câncer da próstata

29/07/2010 15:24

O câncer da próstata é a quarta causa de morte por neoplasias no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos por este grupo nosológico. Sua incidência vem apresentando um aumento significativo após a introdução de novos métodos diagnósticos e o aumento da expectativa de vida da população masculina.

 

FATORES DE RISCO

Os principais fatores de risco associados ao câncer da próstata são: idade maior ou igual a 50 anos e história familiar de pai ou irmão com câncer da próstata, antes dos 60 anos de idade.

 

SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas mais freqüentemente associados ao câncer da próstata são:

-        dificuldades no ato de urinar;

-        urinar várias vezes à noite;

-        dor para urinar.

 

PREVENÇÃO

Como até o presente momento a história natural do câncer da próstata ainda não está bem estabelecida, não há evidências ou conhecimentos suficientes que permitam estabelecer estratégias para a prevenção deste tipo de câncer.

 

DETECÇÃO PRECOCE

Indivíduos sintomáticos devem ser imediatamente encaminhados à consulta especializada em centros de referência para realização dos procedimentos diagnósticos necessários.

Para homens assintomáticos com idade entre 50 e 70 anos não está indicado o rastreamento populacional, baseado na ausência de evidências científicas de que as estratégias atualmente disponíveis (toque retal e dosagem de PSA) reduzam a mortalidade por este câncer, além do risco de seus efeitos adversos. Quando houver risco aumentado para o desenvolvimento de câncer da próstata (história de pai ou irmão com diagnóstico de câncer da próstata antes dos 60 anos) deve-se proceder o encaminhamento para consulta especializada em centros de referência para aconselhamento apropriado, que inclui orientação sobre as limitações, os benefícios e os riscos do rastreamento do câncer da próstata.

Ensaios clínicos estão em andamento para esclarecer a efetividade do toque retal e da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) como estratégia de rastreamento.

 

Fonte:

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Prevenção e controle do câncer: normas e recomendações do INCA. Rev Bras Cancerol 2002;48(3):317-32. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata: documento de consenso. Rio de Janeiro: INCA; 2002.

 

Voltar